Gigafotos Noturnas

A gigafoto acima – 1,59 Gigapixels – é o panorama com a vista do Pico do Urubu, em Mogi das Cruzes. Com um campo de visão de 211 graus, abrange a cidade e a área rural de Mogi, Suzano e, à direita, as luzes da cidade de Guararema. Foi feita pouco depois do poente, aproveitando o resto de luz do dia e o brilho amarelado da névoa (poluição?) da cidade.

Usei o Epic Pro instalado em um tripé Manfrotto, com as extensões mais finas dos pés recolhidas para obter melhor resistência ao vento. A Canon 7D com a lente 100mm 2.8 é bastante pesada. Coloquei a mochila com baterias e cabos pendurada no tripé para ganhar mais peso na parte de baixo da trapizonga. Na câmera, liguei o “Mirror Lockup” .

A captura das 184 fotos que compõem o panorama demorou, principalmente por causa da longa exposição utilizada – 8 segundos para cada foto. Durante os 30 minutos em que a câmera trabalhou, a luminosidade caiu bastante. A longa exposição foi suficiente para captar inúmeras estrelas no céu e também para traçar desenhos interessantes com os carros, helicópteros, aviões, meteoros e UFOs que passaram por ali enquanto as fotos eram realizadas.