Gonçalves, Minas Gerais

Era um projeto antigo, conhecer Gonçalves – cidade encravada entre alguns dos mais altos picos da serra da mantiqueira, cachoeiras de fácil acesso ao público; destino turístico de casais enamorados que gostam de passeios em trilhas, esportes radicais, água gelada e comida gostosa.

Aproveitei os dias que tive de folga para fazer algumas fotos. Fui para passear e não para fotografar, por isso não escolhi hora nem clima ideais, fiz as fotos enquanto conhecia os pontos turísticos, e optei por usar a câmera em AV na maioria das panorâmicas para não ter que pensar muito em fotometragem e para explorar um pouco o efeito dramático criado pela variação de cores e contraste entre as imagens, sobretudo nos trechos contra a luz direta do sol. O céu estava sempre cheio de nuvens e o sol foi interceptado diversas vezes durante a captura das fotos.

No passeio virtual abaixo, temos 3 panorâmicas cilíndricas gigapans dos vales de Gonçalves, e 3 panorâmicas esféricas: do cume da Pedra do Forno, da cachoeira das Andorinhas e o riacho da Pousada Passaredo, que foi feito com 120 fotos 1,5seg cada, f/25 com lente em 24mm de manhã cedo, com o sol ainda inclinado.