Skip to main content

Maracanã em Obras

Após a emocionante subida pelo elevador da obra, chegamos às arquibancadas justamente no ponto perfeito para a foto: com o sol pelas costas e com o Cristo Redentor em frente. O sol está alto, a luz já não é a ideal e se nós tivéssemos que andar até encontrar o ângulo correto, perderíamos tempo precioso.

andre dissat cris dissat eduardo frick

Equipe do Fim de Jogo a caminho da produção do Gigapan

Ao usar a câmera pela primeira vez, para fazer as primeiras fotometragens, percebi o primeiro dos problemas: Não escuto o clique. É tão grande o barulho em volta que fica impossível monitorar a produção das fotos somente pela audição. Será necessário manter o controle visual, observando o abrir e fechar do diafragma da câmera.

Posicionei o equipamento de modo a conseguir um panorama com campo de visão de mais de 180º horizontais. Muito bom. Na vertical, pensei em enquadrar com uma boa folga de céu azul todo o maciço da Tijuca, porém um dos guindastes é tão grande e está tão elevado que não há condições de registrá-lo por inteiro. Tenho apenas 1 hora e meia para fazer as fotos e preciso planejar o trabalho com uma boa margem para repetir fotos fora de foco ou alguma outra necessidade eventual. A primeira estimativa de 60×24 = 1440 fotos foi reduzida para 60×20 = 1200 fotos com a lente de distância focal 300mm, f/13, 1/100seg e o sistema programado para abrir o espelho da câmera 1/25seg antes da captura da imagem, para evitar trepidação.  Se NADA der errado, término previsto em 1h:20min.

300mm

300mm

Segunda encrenca, característica desse tipo de trabalho: não posso mandar parar os guindastes e caminhões por algumas horas enquanto eu faço as fotos. Em um gigafoto desse porte, opto por ajustar constantemente o foco. O autofocus não se aplica nessas circunstâncias. Fazendo o registro das fotos da esquerda para a direita, de cima para baixo, linha a linha, regular o foco manualmente fica um pouco mais fácil pois a distância entre os objetos fotografados e a câmera muda de forma regular e constante. Porém, enquanto o robô percorre as linhas e colunas, pessoas, guindastes e caminhões se movem pra lá e para cá. Frequentemente a câmera não os registra por inteiro.

Páginas: 1 2