Skip to main content

Lagoa Rodrigo de Freitas – decidi registrar cenas noturnas para captar o brilho da Árvore de Natal da Bradesco Seguros, uma das maiores do mundo. Eu e a torcida do flamengo tivemos a mesma idéia. Depois de horas engarrafado no trânsito e 3 quilômetros andados até encontrar um ângulo adequado que fosse pouco abarrotado de gente, consegui um lugar legal perto da estação dos pedalinhos. Durante a captura das imagens, 2 pessoas me perguntaram se era eu, suado, sem camisa, cansado de andar com 10 Kg de equipamento nas costas, era quem alugava os pedalinhos.

A cena noturna é especialmente complicada para um gigapan. A começar pela longa exposição necessária. Quem passou por lá e não ficou parado na hora do clique, virou um borrão ou desapareceu por completo. Numa composição noturna de centenas ou milhares de fotos, a captura pode durar horas: erre seus cálculos e você verá amanhecer antes de terminar os cliques.

A panorâmica 360° foi produzida com a objetiva com zoom fechado ao mínimo – 18mm, sendo necessárias 56 fotos horizontais para fazer o giro completo. A imagem final tem 550 megapixels.


Lagoa Rodrigo de Freitas in Rio de Janeiro

A panorâmica abaixo tem 3 gigapixels e foi composta por 647 fotos. A objetiva 300mm digital equivale a 485mm das câmeras 35mm convencionais.

[iframe: src=”http://www.gigapan.org/media/gigapans/68187/snapshots/188522,188523,188526/iframe/flash.html” frameborder=”0″ width=”100%” height=”400″ scrolling=”no”]

Na próxima página, uma subida ao costão do Pão de Açúcar.

Páginas: 1 2 3 4 5